Unidade do grupo Nardini no município goiano receberá investimento de 1 bilhão de reais até 2023 e vai gerar 1 mil e 200 empregos diretos
O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) participa nesta sexta-feira (22) do lançamento da pedra fundamental da nova unidade industrial Nardini, localizada no município goiano de Aporé, a 470 km da capital, Goiânia. Serão investidos 1 bilhão de reais até o final do projeto, 2023, sendo que 200 milhões já foram injetados em uma primeira etapa.
O grupo já atua na região, no setor agrícola, há 20 anos e agora investirá na produção de energia elétrica, etanol hidratado e levedura. A produção de energia ficará em torno de 15MW/hr, na primeira safra, permitindo o abastecimento de 2 mil e 500 residências. Já o etanol chegará a 300 milhões de litros.
A unidade industrial vai gerar 1 mil e 200 empregos diretos, além dos indiretos, gerando renda para Aporé e região. Chapadão do Céu, Itajá e Itarumã estão entre os outros municípios que também serão beneficiados. Para o senador Vanderlan Cardoso, essa é a combinação perfeita: investimento, geração de emprego e renda. “E ainda, geração de energia, um produto de que o país tanto necessita”, reforça.
De acordo com Vanderlan, é essa combinação que o povo quer ver multiplicada por todo o Brasil. “É muito realizador ver se concretizando aquilo que eu acredito e pelo qual trabalho como representante do estado de Goiás no Senado, que é o desenvolvimento dos municípios a partir de investimento, emprego e renda, proporcionando melhores condições de vida para seus habitantes”, declara entusiasmado o senador.
A empresa
Fundada em 1973, a Nardini Agroindustrial iniciou suas atividades como um pequeno engenho de pinga na Fazenda Vista Alegre, no município de Vista Alegre do Alto, São Paulo.
A empresa se tornou uma das maiores do setor sucroenergético nacional, produzindo açúcar, etanol, bagaço hidrolisado, levedura, amendoim e energia elétrica por meio da Companhia Energética Nardini (CEN). É detentora do selo Great Place to Work, que a reconhece como uma excelente empresa para se trabalhar.
Aporé
Em 2018, a cidade de Aporé, no Sudoeste goiano, apareceu em terceiro lugar no ranking das cidades com maior concentração de pessoas ricas no Brasil. O levantamento foi feito pelo economista Marcelo Neri, da Fundação Getúlio Vargas.
A excelente posição no ranking é impulsionada pelo agronegócio local. Na ocasião, a renda média de Aporé era de R$ 5.233,93, ao passo que o patrimônio líquido médio da população era de R$ 736.225,72.
Ascom Senador Vanderlan