Mais de 260 computadores são instalados nas unidades para a implantação do novo sistema.
Com o intuito de agilizar os atendimentos da população, a Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está trabalhando para informatizar todas as unidades, um trabalho que vai proporcionar a integração da rede pública de saúde.
O trabalho de informatização teve início pelo Centro de Especialidades Médicas como unidade piloto, pois engloba 3 assuntos importantes: prontuário eletrônico, controle do painel, e o controle de vagas. Além disso, foram realizadas a implantação nas unidades de urgências e nessa segunda fase será realizada a informatização de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
Essa modernização trouxe benefícios para os profissionais, que agora podem acompanhar toda a jornada do paciente. “Essa é uma grande notícia para todos os cidadãos, pois vai agilizar muito o atendimento, não vamos ter que ficar esperando achar o prontuário, vamos ter acesso rápido às informações e vamos direcionar rapidamente para os locais que o paciente precisa ir” Lucas Alves, médico plantonista da Unidade Básica de Saúde Prado.
Segundo a secretária de saúde, Verônica Savatin, a informatização vai desafogar outros departamentos como o da regulação municipal, uma vez que ela vai poder ser descentralizada, ou seja, os pacientes vão poder resolver seus assuntos mais próximos de sua residência. ”Estamos seguindo a missão que o prefeito, Fernando Pellozo, nos pediu, vamos transformar o atendimento da população e esse é um dos passos para alcançar esse objetivo”, afirma a secretária
Para que tudo isso fosse possível, foram realizados diversos estudos para entender o método mais assertivo para a cidade. O projeto tem o objetivo de atender todas as unidades de saúde de Senador Canedo, para que em 2023 a rede municipal esteja atendendo pelo sistema de prontuário eletrônico. Com isso a SMS vai ter acesso a informações mais precisas para a formulação de programas e estratégias para a melhoria dos serviços.
Texto por Carlos Willton
Fotos por Vitória Carvalho