A ação, que busca promover a saúde e prevenir doenças, já atendeu mais de 500 servidores em diversos departamentos da prefeitura
A saúde do trabalhador representa um campo que procura intervir na conexão entre o sistema produtivo e o bem-estar, com o objetivo de promover e preservar a saúde dos profissionais. Para que essa esfera tenha um resultado efetivo na vida dos colaboradores, neste ano, a Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Inovação Tecnológica, Gestão de Pessoas e Apoio Institucional (SITEG) passou a integrar o acompanhamento na rotina de saúde dos seus trabalhadores.
A Norma Regulamentadora 7 estabelece a obrigatoriedade dos empregadores para a elaboração e a implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, com o objetivo de promoção da saúde e prevenção de doenças do conjunto dos seus trabalhadores. De acordo com a superintendente de Perícia Médica e Saúde Ocupacional, Ludmyla Maranha, esse tipo de ação começou a ser obrigatória este ano. Entretanto, em 2022 o trabalho já era realizado em parceira com algumas secretarias.
“Nos preocupamos com a saúde de todos os trabalhadores, e com as ações efetivas do PCMSO. Agora oferecemos consultas periódicas para os colaboradores e também exames admissionais e demissionais, esse trabalho vem desde o ano passado, e estamos vendo diferença no cuidado, pois muitas vezes os profissionais priorizam o cuidado com o outro e não cuidam da própria saúde e esse é o papel do nosso trabalho, cuidar dos que cuidam”, diz Ludmila.
Com quase 600 atendimentos realizados, o trabalho ressalta a importância do cuidado da saúde mesmo durante as atividades diárias.
Maria Aparecida, agente comunitária de saúde, relata que o programa fez com que ela fosse diagnosticada com problema de pressão alta. “O pessoal me ligou e explicou o era o atendimento e eu fui fazer a consulta de rotina. Com a ajuda do doutor que foi muito atencioso, consegui ver que tinha um problema na pressão e eu nem estava sentindo nada, ainda bem que fui fazer esse check up”, conclui a servidora.
O Programa de Atenção à Saúde do Servidor é uma importante iniciativa integrante do projeto de valorização e bem-estar dos servidores municipais. O atendimento é agendado pela superintendência, visando oferecer um serviço personalizado e eficiente. A equipe responsável entra em contato com os servidores para determinar o horário mais adequado, garantindo assim que a consulta com o médico do trabalho seja realizada de forma conveniente para ambas as partes. Essa abordagem visa promover a saúde e o cuidado adequado com os colaboradores, fortalecendo o ambiente de trabalho e contribuindo para o bem-estar geral da equipe. Visando sempre melhoria na qualidade de vida no trabalho.
@prefeituradesenadorcanedo#
Texto por Carlos Willton
Fotos por Vitória Carvalho
Secretaria de Comunicação e Eventos