Cooperativa vai funcionar em galpão cedido pela Prefeitura
Seguindo a promessa de avanços em todas as áreas do município, a prefeitura de Senador Canedo, em parceria com o Ministério Público, lançou na última terça-feira (21), a Cooperativa Ecológica de Recicláveis. A criação do órgão é uma das obrigações provenientes do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), com o órgão.
A Cooperativa será parceira da cidade no reaproveitamento dos resíduos recicláveis, o que garante ainda mais a preservação do meio ambiente.
Os resíduos sólidos, incluindo os resíduos urbanos e sua gestão, são um grande desafio para a maioria das cidades e estão entre os principais contribuintes para as mudanças climáticas. As emissões de gases de efeito estufa podem ser reduzidas por meio da recuperação e reciclagem de recursos do fluxo de resíduos sólidos urbanos.
“Nosso objetivo é melhorar a eficiência da coleta e usar as matérias-primas em todo o seu potencial, enquanto fazemos nossa parte para respeitar as pessoas e agir em prol do meio ambiente”, disse o prefeito Fernando Pellozo.
A cooperativa de reciclagem desempenhará um papel crucial na prestação de serviços de reciclagem, incluindo coleta, separação, limpeza, estocagem e venda de recursos recicláveis.
“Essa é uma ação articulada entre Ministério Público e Prefeitura que vai trazer um grande benefício para o município de Senador Canedo. Além disso, com a futura instalação dos ecopontos e da coleta seletiva, a nossa cidade vai avançar ainda mais quando se trata do meio ambiente”, destacou Marta Loyola, promotora de justiça.
Texto por Rafael Miranda