De acordo com a Secretaria de Saúde, o atendimento está sendo realizado em 17 pontos, espalhados por todas as regiões da cidade, das 8h às 17h.
A prefeitura de Senador Canedo iniciou, essa semana, a campanha de vacinação contra a gripe Influenza (H1N1). Seguindo a estratégia do Governo Federal, a imunização está sendo feita em três etapas. Neste primeiro momento, do dia 12 de abril a 10 de maio, quem pode receber o imunizante são as grávidas em qualquer fase gestacional, mulheres no pós-parto (puérperas), trabalhadores de saúde e crianças de seis meses a menores de seis anos.
O prefeito Fernando Pellozo esteve em um dos pontos de vacinação, na UBS do Conjunto Uirapuru, e aproveitou para lembrar a população sobre a importância de se imunizar. “A população precisa ficar atenta, nós sabemos que não existe apenas a Covid-19, essa campanha de vacinação é uma oportunidade para se imunizar contra a influenza, que também pode apresentar consequências graves à pessoa”.
A secretária de Saúde do Município, Fabiana Lopes, reforça que a vacinação da gripe segue em paralelo com a campanha de vacinação contra a Covid-19. “Apesar de as doenças apresentarem, em certas situações, sintomas parecidos, não é o mesmo vírus. Por isso o imunizante não surte o mesmo efeito, sendo vacinas diferentes”, explica.
Desta forma, a secretária alerta a população para se atentar a alguns cuidados antes de receber a vacina contra a gripe. “A contraindicação é para quem tomou a vacina contra a covid-19, pois essas pessoas precisam aguardar 14 dias para receber a dose contra a influenza. Já no caso de pacientes que foram diagnosticados com o novo Coronavírus, precisam aguardar 28 dias após sentir os primeiros sintomas. Se a pessoa apresentou febre ou já teve reação alérgica à vacina contra Influenza anteriormente, não pode ser vacinado”, conta Fabiana.
Para vacinar, é preciso apresentar o comprovante de endereço, documento de identificação e cartão de vacina. No caso de profissionais de saúde, é preciso apresentar comprovante de vínculo empregatício também.
Demais etapas
A Segunda etapa da imunização vai acontecer do dia 11 de maio a 08 de junho. Nesse grupo, idosos e professores vão ser imunizados. Os documentos que precisam ser apresentados são os mesmos para todas as etapas.
Já na terceira etapa, que vai do dia 09 de junho a 09 de julho, serão vacinadas as pessoas com alguma doença crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Segundo a secretária de saúde, a expectativa é vacinar aproximadamente 10 mil pessoas já na primeira etapa, como foi preconizado pelo Ministério da Saúde. Dessa forma, vai manter a população protegida contra a doença. “Em outra época, essa doença contabilizou muitos óbitos, por isso é importante a pessoa que faz parte do grupo prioritário procurar um ponto de vacinação e se imunizar”, afirma.