PDD entra na etapa de elaboração da minuta do Projeto de Lei
A elaboração do Novo Plano Diretor – PDD – de Senador Canedo entrou na etapa final. Neste momento a equipe técnica do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico do Centro Oeste – ITCO, empresa contratada para prestar consultoria em todas as fases do projeto, juntamente com o Grupo Técnico de Revisão do PDD, formado por profissionais da prefeitura, debatem o zoneamento do município, definindo as regras de parcelamento, uso e ocupação do solo em zona urbana e rural.
A equipe já apresentou os princípios que estão norteando o ordenamento espacial do Plano Diretor. Os estudos levam em consideração vários aspectos como a extensão do município, o relevo das áreas urbanas, a infraestrutura existente, as diversas atividades comerciais e, principalmente, questões socioeconômicas, dentre outras.
De acordo com o presidente do ITCO, Selomar Breda, essas definições estão sendo construídas sob o alicerce dos estudos e diagnóstico técnicos e comunitário realizados em etapas anteriores. “Em cima disso a gente pode começar a construir as diretrizes que vão dar embasamento ao novo modelo espacial e ordenamento espacial de Senador Canedo. Temos muitos técnicos envolvidos, tanto do ITCO como da Prefeitura, a fim de preparar o melhor projeto para a cidade e para a zona rural”, explicou.
Selomar também falou da importância do “Consórcio Sul”, projeto elaborado pela Sanesc, companhia de água e esgoto de Senador Canedo, para a definição das regiões em que será permitido a construção de grandes edifícios. “Temos visto o avanço nesse projeto da Sanesc, que está levando água para as várias regiões da cidade, e isso é fundamental no momento de definir as áreas que terão um maior adensamento urbano. Mas é preciso ficar claro que estamos trabalhando as premissas de forma técnica, sem privilegiar nenhuma região em detrimento de outra”, disse.
Profissionais das mais diversas áreas participam da elaboração do novo PDD, conforme explicou o coordenador do Plano Diretor, Marcos Vinícius. “Estão com a gente diversos técnicos das entidades organizadas, como IFG, Codese e Secovi, além de representantes da AMMA, Sanesc, Planejamento Urbano, Meio Ambiente e da Semasc, que cuida das áreas sociais da gestão municipal. Nosso trabalho está sendo realizado de modo que o no Plano Diretor atenda as demandas sociais, ambientais e de planejamento da cidade”, contou.
PrNa semana passada, em mais uma ação da coordenação técnica do Plano Diretor, o prefeito Fernando Pellozo recebeu o novo Relatório da Leitura Técnica, resultado dos vários encontros com a população e sociedade organizada. O documento apresenta informações sobre o Ordenamento Territorial Urbano e Rural de Senador Canedo além de dados sobre Mobilidade e Governança.
“Foi um dia especial, pois marca a finalização de mais uma etapa. Nós da coordenação, juntamente com o ITCO, fizemos a entrega deste documento para o prefeito Fernando Pellozo que contém todas as informações importantes para a construção do projeto com o novo modelo espacial para Senador Canedo”, comentou o coordenador do PDD, Marcos Vinícius. @prefeituradesenadorcanedo#
Secretaria de Comunicação e Eventos