Serão investidos R$ 25 milhões em saneamento com recurso de TAC assinado entre Sanesc e empreendedores, com respaldo do Ministério Público
Foi realizado nessa terça-feira, 17, a primeira assembleia entre os membros do Consórcio Sul, parceria firmada entre empresas privadas e a Agência de Saneamento de Senador Canedo, Sanesc, para a realização de obras que irão ampliar o abastecimento de água para mais de 100 mil pessoas na Região Sul do município. O encontro aconteceu na sede do Secovi – Sindicato das Imobiliárias e Condomínios do Estado de Goiás – e contou com representantes das 14 empresas que compõem o grupo, além do presidente da Sanesc, Cainã Teodoro.
Essa foi a primeira reunião do grupo, depois da assinatura do projeto ocorrido no dia 03 de maio, em evento realizado pela prefeitura de Senador Canedo com a presença do prefeito Fernando Pellozo, da promotora de justiça, Dra. Marta Loyola e de representantes das empresas participantes do consórcio. Na ocasião ficou definido que as obras de saneamento serão realizadas com recursos repassados pelas empresas através de um TAC – Termo de Ajuste de Conduta – firmado entre a iniciativa privada e o Ministério Público, em benefício do Município de Senador Canedo. No total serão R$ 25 milhões investidos.
O Consórcio Sul é formado pela união de 14 empresas privadas para a realização de importantes obras de saneamento na Região Sul de Senador Canedo. Entre as obras do estão a construção de novos Centros de Reservação, sendo eles, o CR São Francisco, CR Sul, CR GO-020 e CR Morumbi, e a construção de mais 11.400 metros de adutora, que contarão com estações elevatórias de água tratada, três subestações de energia nos Centros de Reservação do São Francisco, GO-020 e Sul. Também está planejada a construção de novos reservatórios apoiados, que têm maior capacidade de armazenamento e mais segurança.
O coordenador do Consórcio Sul, presidente do Secovi Antônio Carlos da Costa, explicou a importância da parceria firmada entre a Prefeitura de Senador Canedo e as empresas, gerando benefícios para a população. “Sem saneamento não se consegue nenhum desenvolvimento, e essa é uma grande demanda que existe em todo o estado de Goiás. E Senador Canedo sai na frente, demonstrando que, com transparência e muita clareza, e uma ação efetiva do Ministério Público, a gente consegue uma junção de um grupo de empreendedores no sentido de viabilizar uma obra tão importante, que inclusive vai ajudar a resolver um problema social que está instalado em Senador Canedo, em benefício de uma população que ainda não tem saneamento”, comentou.
Segundo Antônio Carlos, essas parcerias entre o poder público e a iniciativa privada precisam estar mais presentes nos municípios, pois toda a cidade é beneficiada com isso. “Ações como essa, de parceria entre o público e o privado, têm que ser cada dia mais utilizadas para se resolver problemas das cidades. A gente sabe que o setor público tem dificuldades de recursos e que o setor privado tem uma velocidade muito maior no ato de empreender, então o que a gente precisa é exatamente isso, de boas ações como essa no sentido de criar soluções para resolver problemas do município”, destacou.
Durante a reunião desta terça-feira o presidente da Sanesc, Cainã Teodoro, explicou que todas as ações da Companhia estão pautadas na ética e na transparência, deixando claro que os processos de trabalho da companhia estão sendo registrados e ficarão disponíveis para consulta do Consórcio Sul e do Ministério Público. “Vamos deixar todo o processo transparente e, lá na sede da Sanesc, vamos fazer o dossiê físico e digital de todas as atividades executadas. Então, quem tiver qualquer dúvida em relação às contratações, medições e prestação de contas pode nos procurar. A Sanesc vai deixar transparente o processo e, afinal de contas, esse TAC é assinado pela Sanesc com o Município e o Ministério Público. Então a gente vai prestar conta de tudo, deixando muita clareza nesse processo”, contou.
Cainã detalhou, ainda, que a Sanesc criou uma comissão para acompanhar o trabalho e, deixou claro, que todas as definições das obras serão tomadas pela companhia, que é quem tem profissionais com conhecimento na área. “A Sanesc já apresentou uma comissão formada por representantes do nosso setor jurídico, contábil e operacional para acompanhar todo esse processo junto ao Consórcio formado pelos 14 empreendedores. As empresas são privadas, mas o recurso é público, afinal ele tem origem no TAC firmado com a prefeitura e, assim como todo recurso público, deverá ser prestado conta e ser usado com transparência e responsabilidade” pontuou.