Com camisetas e flores amarelas e balões, centenas de pessoas foram às ruas para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes
TEXTO:
A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, realizou nesta quinta-feira (18/5) uma caminhada em combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes. A ação ocorreu para lembrar o Dia Nacional em Combate ao crime.
Com balões, camisetas e flores amarelas (símbolo da causa) centenas de pessoas percorreram a Avenida Dom Emanuel para conscientizar a população sobre o assunto.
A caminhada percorreu a cidade até a Praça Criativa Central e toda a programação integra a Campanha ‘Faça Bonito’ que este ano faz alusão aos 23 anos de mobilização ao 18 de maio.
A data é resultado de uma conquista dos órgãos de defesa da criança e do adolescente e lembra o caso da menina Araceli Cabrera Sánches Crespo, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 1973, no Espírito Santo, quando tinha apenas 8 anos.
“Essa luta é de todos. Nosso papel é proteger nossas crianças e adolescentes. Essa caminhada é um alerta sobre a nossa responsabilidade para prevenir e enfrentar a violência infantojuvenil”, relatou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Simone Assis.
O prefeito Fernando Pellozo também participou do ato e fez questão de convocar toda população.
“Em nome da defesa da criança e do adolescente vamos abraçar essa causa contra o abuso da criança e do adolescente porque é protegendo as nossas crianças e adolescentes que a nossa cidade avança e a vida do canedense melhora”, disse.
Sobre o 18 de maio — Em 18 de maio de 1973, Araceli, uma menina de oito anos, foi drogada, estuprada e morta em Vitória, capital do Espírito Santo. A data foi instituída pela Lei Federal nº 9.970/2000. Em São José, a Lei nº 6.018/2021 estabelece a Semana Municipal e a Política Municipal de Prevenção e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a ser realizada na segunda quinzena do mês de maio.
Denúncias
Casos suspeitos de violência contra crianças e adolescentes, devem ser denunciados para:
• Conselho Tutelar;
• Disque 100;
• Delegacias especializadas ou comuns;
• Polícia Militar, Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal.
Texto – Géssica Veloso
Fotos – Xande Manso
Secretaria de Comunicação e Eventos