Na Ponta da Língua – Nós e os urubus; os urubus e nós – o maior comprometimento de nossa saúde pública…

Antes amigos do “Política Canedense”, urubus aqui em Senador Canedo não passavam fome, pois dispunham, entre nós, do maior aterro sanitário “público”

Visitar Senador Canedo até bem pouco tempo atrás era motivo de escárnio para os visitantes, e vergonha para nós, porque a recepção dos que nos visitavam era feitas pelos urubus que ocupavam a parte direita daquela subida de quem vinha de Goiânia para Senador Canedo, pela GO-403, passando pela Santa Marta, onde ficava o mais famoso aterro sanitário da região já havido entre nós. Até ‘Goiânia vinha depositar o seu dela lixo doméstico aqui. Era um ‘selo sujo’ de nossa péssima política ambiental da época.

O nosso ex-prefeito Divino Lemes conviveu com essa paisagem fétida daquele inadmissível lixão até à chegada do ex-prefeito Vanderlan Cardoso em 2005, que arrancou dali. O chorume daquele depósito de lixo a céu aberto contaminava o lençol freático de toda a região dos bairros vizinhos da Vila Galvão. Não tenho certeza, mas acho que o vereador Diney, garoto na época, chegou a beber daquela água (?).

OS URUBUS DE VOLTA – Quando surgiu o Valéria Perillo, hoje Nova Morada, veio a preocupação das autoridades sanitárias, pois o pessoal da Saúde Pública se sentia com mais liberdade com o prefeito Vanderlan do que o prefeito anterior, que, dependendo de tipo de cobrança que lhe era feita – mormente saúde ou educação – havia sempre uma boa dose de pavões de orelhas. O vereador Diney, como até hoje, não entendia nada daquilo. Política quando é feita por interesse, o povo é quem paga o preço e é alto! Parece que o Política Canedense quer “os urubus” de volta?

Por: Benedito Corrêa

Check Also

Fernando Pellozo tem muito que aprender no jogo de reunir forças políticas em torno de si, e, o governador Caiado pode ser decisivo nisso pra ele

Por: Benedito Corrêa Senador Canedo -Go Como é sabido, o governador Caiado tem um grande …