“Através do Programa Saúde Positiva possibilitamos que centenas de goianos voltem a enxergar”, disse Vanderlan

No Dia Mundial da Visão, o senador falou sobre o Programa Saúde Positiva, responsável pela realização de cirurgias de cataratas em diversos municípios goianos

O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) aproveitou o Dia Mundial da Visão para destacar o trabalho realizado em Goiás junto às pessoas que esperavam na fila por uma cirurgia de catarata. Centenas de goianos corriam o risco de perder a visão devido a esse problema, que atinge cerca de 25% dos brasileiros com mais de 50 anos. Comemorado anualmente na segunda quinta-feira de outubro, o Dia Mundial da Visão foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de alertar a população de que há como prevenir e tratar doenças que causam cegueira reversível. Catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade e retinopatia diabética são alguns exemplos.

Desde o início do seu mandato, Vanderlan vem direcionando recursos para as mais diversas áreas da saúde e, neste ano, o senador lançou o Programa Saúde Positiva. Realizado em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, o Programa tem como principal objetivo atender às demandas por cirurgias eletivas, por exames e procedimentos de alta e média complexidade. Desde o seu lançamento, grande parte das cirurgias realizadas foram de catarata.

O senador explica que a opção por um Programa vinculado à Saúde, mais precisamente às cirurgias eletivas, se deu devido a paralização que esse setor sofreu com a Pandemia, quando as cirurgias foram suspensas e muitas pessoas ficaram na fila, correndo o risco de perder a visão. “De acordo com a OMS, cerca de 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados com a prevenção, tratamento e diagnóstico precoce, e é nisso que acreditamos e temos investido. Com o Programa Saúde Positiva conseguimos atender centenas de pessoas que, após a realização da cirurgia de catarata, puderam restabelecer a sua visão”, comemorou o senador.

Vanderlan tem experiência em ações voltadas à Saúde desde que foi prefeito em Senador Canedo, município da Região Metropolitana de Goiânia. Na ocasião, a cidade teve reconhecimento nacional em diversos programas desenvolvidos em sua gestão. “Como fui prefeito, entendo bem as dificuldades que o cidadão enfrenta quando precisa de atendimento médico, principalmente quando se trata de cirurgias. Por isso nosso trabalho nessa área é intenso e buscamos colaborar com as prefeituras de todo o estado. Ter sido prefeito me deu a possibilidade de compreender melhor os problemas e as soluções para os municípios”, comentou.

Ao todo, o senador Vanderlan Cardoso destinou mais de R$ 7 milhões ao Programa Saúde Positiva, que já atendeu a população de 31 municípios goianos. “A nossa recompensa é a certeza de que estamos possibilitando que centenas de goianos voltem a enxergar”, finalizou.

Check Also

Senador Canedo oferece consultas periódicas aos servidores municipais

A ação, que busca promover a saúde e prevenir doenças, já atendeu mais de 500 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *