Projeto de Lei que acaba com a diferença salarial entre mulheres e homens é aprovado na CAE, e presidente da Comissão, Vanderlan Cardoso, comemora.
Com a presença da ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, e do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), presidida pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), aprovou nesta quarta-feira (31), o Projeto de Lei 1085/2023 que assegura igualdade salarial e dos critérios remuneratórios entre mulheres e homens na mesma função. A matéria segue para Plenário em regime de urgência.
O projeto, que seria votado na Comissão na terça-feira (30), acabou gerando discussão entre os senadores, o que motivou apresentação de pedido de vista e a retirada da matéria da pauta de votações por 24 horas.
O presidente da CAE explicou que as emendas apresentadas por ele e pela relatora do projeto, senadora Teresa Leitão, foram essenciais para a construção de um texto que contemplasse os anseios da maioria dos integrantes da Comissão.
“Todos nós somos a favor da igualdade salarial entre mulheres e homens, quanto a isso não resta dúvida, só precisávamos ajustar o texto do projeto e chegar a um termo que atendesse os anseios de todos. A aprovação foi por ampla maioria e agora torcemos para que o Plenário tenha o mesmo entendimento”, considerou Vanderlan.
O projeto da Presidência da República foi aprovado neste mês de maio pela Câmara dos Deputados e tramita no Senado em regime de urgência. Além da CAE, analisaram a proposta, simultaneamente, as comissões de Direitos Humanos (CDH) e de Assuntos Sociais (CAS). Em alusão ao mês da mulher, nas três Comissões em que tramitou, o PL foi relatado por mulheres.