A comissão será instalada na próxima terça-feira, dia 27/04, na parte da manhã
Foi protocolada nesta quinta-feira, 22/04, na Câmara Municipal de Senador Canedo, a pedido do vereador Reinaldo Alves dos Santos (DEM), instalação de uma CPI para investigar irregularidades na compra de medicamentos na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de acordo com denúncia feita por alguém que pediu pra não ter o seu nome revelado, mas que o vereador preferiu chamar de “pé de macaco”.
Em sua exposição de motivos, Alves disse que tomou conhecimento da falcatrua por meio desse agente oculto ou “pé de nacaco”, que fez chegar às suas mãos farta documentação comprovando o superfaturamento na aquisição de medicamentos ou práticas criminosas dentro do Órgão da Saúde municipal, com a anuência do prefeito Fernando Pellozo, disse o vereador Reinaldo Alves.
O vereador Vilmar Lima, secretário da sessão, pediu ao colega que fizesse a tradução do que na verdade significava “esse tal pé-de-macaco”. Em atendimento ao pedido do colega, Alves explicou que “pé de macaco” era aquele sujeito que ajudava a fazer a tramoia como coautor do crime, ou seja, na condição de colaborador direto com o criminoso, ou cúmplice do delito praticado contra o bem público.
Informou ainda que, de acordo com o “pé de macaco”, um medicamento que custava $ 4,50, era vendido para o município por $ 15,00. O denunciante disse ainda que foram várias viagens buscando envelopes de dinheiro em distribuidoras de medicamentos. “Uma verdadeira farra do boi, senhores vereadores, enquanto o nosso está ai morrendo à míngua”, disse o dr. Reinaldo.
Assinaram o pedido os vereadores: Reinaldo Alves dos Santos (DEM); Celismar Lima (Pros); Anderson Gaúcho ()PRTB); Welma de Souza (Patriota); e Leonardo Assunção (PL), num total de cinco parlamentares.