O estar ‘pronto’ para ela significa que agora o apito para arbitrar a partida está com Prefeitura de Senador Canedo, a quem cabe buscar os recursos junto ao governo federal lembrando que a própria GOINFRA, que participou do debate na parte da tarde, ascendeu a luz verde sobre as intervenções na GO-536.
FPG – doutora Luciana Araújo Azevedo, coordenadora do plano, o evento abre o evento com os dez anos do Maio Amarelo, e dentro dele o Seminário de Mobilidade Urbana de Senador Canedo. Sua avaliação sobre tudo misso?
LAA – Olha, evento em si preencheu as expectativas de todos nós! Devo lembrar a você ‘que a gente fez uma proposta para educação de trânsito para Senador Canedo. Está, portanto, no plano de mobilidade a proposta. Nós não apresentamos aqui porque não dava tempo para a gente apresentar todos os pontos, então a gente apresentou apenas os mais essenciais. Não que a educação não seja. Claro que é essencial. Como não dava tempo porque os planos para a educação são mais extensos. Ou seja, a gente não apresentou aqui, mas está lá no plano que a gente escreveu.
FPG – O que a equipe IFG, sob a sua coordenação, pode perceber em seus primeiros contatos com o pessoal da prefeitura, especialmente os agentes da SMT?
LAA – Quando a gente fez entrevistas com os técnicos de Senador Canedo, a gente viu uma grande vontade desse pessoal em fazer divulgação, fazer a educação de trânsito, efetivamente, coordenar a educação de trânsito na cidade, com muitas as ações de como as blitz educativas, o maio amarelo que uma ação preventiva… Na apresentação que a gente fez, a gente observou o crescimento dos sinistros em Senador Canedo de 2021 a 2022. Como a expectativa é a de que população cresça exponencialmente aqui na cidade, os problemas também chegam, porque essas pessoas que vão crescer elas vão precisar de se movimentar. E, nessa movimentação os problemas também vão começar a surgir: congestionamentos, poluição e uma série de incômodos naturais de uma cidade que cresce. Então o plano e todas as ações educativas que a cidade faz vão ser essenciais para garantir a segurança dos cidadãos.
FPG – O prefeito se surpreendeu quando ele viu a proposta percebeu que em dez meses vocês estavam com tudo pronto em termos da proposta?
LAA – É verdade, o prefeito se surpreendeu porque ele, além de uma pessoa jovem, ele bastante inteligente… E, quando a gente apresenta um plano de mobilidade, quem não é da área costuma se surpreender e não entender logo de cara como que aquele instrumento vai ajudar a cidade. Ele entendeu, apoiou a medida e achou que era muita coisa para a gente fazer em tão pouco tempo, mas deu certo, e a gente conseguiu cumprir a nossa missão em doze meses, graças a Deus!
FPG – Quanto a parte financeira do projeto, ou seja, o que a gente chama de compromisso financeiro com o plano?
LAA – Sim. O valor é de R$ 500.000,00 para o pagamento de bolsa de alunos, e ai como é um convênio a gente trabalhou durante um ano fazendo várias e várias pesquisas. Para o senhor ter uma ideia, nós fizemos aqui uma pesquisa de nome “origem/destino”, e usamos um final de semana – sábado e domingo – para fazer essa pesquisa batendo na porta de todo cidadão perguntando para ele como que ele se deslocava? E ai, mobilizamos várias pessoas com Laptop, celular, e os demais requisitos e aparatos para garantir a segurança desses pesquisadores. O IBGE faz quase a mesma coisa que nós fizemos. Só que ele faz em um ano. É claro que ele pesquisa o Brasil inteiro, mas ele tem um ano para pesquisar a cidade, por exemplo. É uma pesquisa cara; o valor da pesquisa ela é alto, mas não tem como você planejar sem saber quais são as intenções dos cidadãos como que eles circulam dentro da cidade. E não há jeito de você saber se não for perguntando para ele.
FPG – Como a senhora disse na abertura desta nossa conversa: “O Plano de Mobilidade Urbana de Senador Canedo está pronto”. Qual é a próxima etapa?
LAA – O plano está pronto, e agora a prefeitura pode buscar recursos junto ao governo federal para poder construir todos aqueles projetos e aquelas opções que a gente deu de construção de melhorias para a mobilidade.
FPG – É muito dinheiro, doutora Luciana?
LAA – É sim. Tem duplicação de pontes. Alguns projetos hoje já vão ser contemplados. A Goinfra, por exemplo, veio aqui nesse debate agora à tarde, e vai falar pra vocês que vai sair a duplicação da Go-536…
FPG – Pra gente encerrar: o governo do prefeito Fernando Pellozo avançou nessa área da mobilidade, visto que até bem pouco tem atrás, no governo passado, não se tratava de algo semelhante?
LAA – A gente observou uma diminuição dos sinistros de trânsito com o governo dele. Adotaram, por exemplo, o sistema binário, ou seja, mudanças de trânsito em algumas avenidas que eram muito movimentadas, e essas mudanças fizeram com que os sinistros diluíssem, e isso é uma questão de segurança para a cidade.
Por: Benedito Corrêa