Getúlio Vargas dizia que era ‘capaz de transformar um inimigo político de hoje num futuro correligionário amanhã’

O vereador dr. Reinaldo Alves comanda uma reviravolta no comando administrativo da Câmara Municipal, afastou resistências à gestão do prefeito Pellozo, que agora conta com seus dois últimos anos de governo sem antagonismos que os justifiquem

O professor e advogado Reinaldo Alves dos Santos vai presidir a Câmara Municipal a partir de 1º de janeiro (2023/2024), AGORA na condição de parceiro do prefeito Fernando Pellozo. Eu me lembro do vereador batendo pesado no prefeito em sessões acaloradas no Plenário da Casa. Quem aqui não se lembra disso? Mas as coisas mudaram e o vereador Reinaldo Alves, dentro do “jogo político”, foi acompanhando o trabalho do prefeito; foi percebendo o modus operandi da nova gestão, e, concluiu que o melhor rumo para a cidade seria ser parceiro…

E, como é que funcionou o “jogo político” nesse caso, na cabeça do vereador Reinaldo? Ora, o prefeito Fernando Pellozo começou a governar em janeiro de 2021 com dois vereadores a favor de seu governo – Daniel Cardoso e Diney Domingues – e 13 contrários, inclusive o próprio Reinaldo. Ficou muito difícil para o prefeito remar essa canoa, politicamente falando, contra a maré. Ou seja, era como que um deserto quase que intransponível – imensidões inóspitas! – para atravessar nesses quase dois anos de administração (2021/2022)

Mas as coisas mudaram e 2023, agora, vai ser bem diferente. O afastamento das pretensões do presidente Carpegiane Silvestre – inimigo figadal do prefeito Fernando Pellozo – de continuar comandando a Câmara Municipal de S. Canedo por mais dois anos trouxe de volta o dr. Reinaldo Alves à presidência da Casa, fato que vai permitir que o prefeito Pellozo trabalhe seus últimos dois anos de governo sem os antagonismos de antanho naquela Casa leis.

Mas agiu certo ou não dr. Reinaldo? Ora, se a cidade não está podendo avançar como é o óbvio; se a vida do povo está correndo riscos de não melhorar por motivos políticos com o prefeito fazendo o dever de casa; Senador Canedo sendo transformada numa outra cidade; como ficar parado e de braços cruzados diante de uma situação que apontava para o marasmo ou para o caos administrativo? O momento, nesse caso, não passa a exigir que alguém – com a responsabilidade política de um vereador como o Reinaldo ou que fosse outro parlamentar qualquer– tome uma providência que seja favorável ao que o povo espera de seus políticos centrados no interesse da comunidade?

Acho que é importante ressaltar que, um dos principais algozes do prefeito Fernando Pellozo na Câmara Municipal, o vereador Reinaldo Alves dos Santos, o dr. Reinaldo – num trabalho em que não faltou a ação do próprio e da sua secretária de Governo, Mara Alves – agora deixa a raia do adversário contumaz de ontem, para se transformar no correligionário político solícito de hoje, ou melhor, de agora, do prefeito Fernando Pellozo. Ou não? Getúlio Vargas tinha toda a razão.

Por Benedito Corrêa

Check Also

Fernando Pellozo tem muito que aprender no jogo de reunir forças políticas em torno de si, e, o governador Caiado pode ser decisivo nisso pra ele

Por: Benedito Corrêa Senador Canedo -Go Como é sabido, o governador Caiado tem um grande …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *