A ação decentraliza os serviços dos Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e acontece regularmente na zona rural onde as famílias não tem acesso, aproximando a população dos serviços ofertados.
A prefeitura de Senador Canedo por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), realizou nesta quarta-feira (24), uma ação social na região do Residencial Aracy Amaral para famílias já cadastradas ou que procuravam informações sobre o Cadúnico e demais serviços disponíveis nos Centros de Referência da Assistência Social CRAS.
“É uma alegria está aqui hoje. A gente quer que a assistência social chegue em todos os cantos do município, e contar com a colaboração desse casal que já faz ação social é fundamental. Essa é mais uma ação descentralizada, já tivemos no Morumbi, no alto Bonsucesso e agora aqui no Aracy Amaral”, comemora Simone Assis, primeira dama e secretária de assistência.
Os presentes contaram com serviços como: Encaminhamentos para benefícios assistenciais; Encaminhamento para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Encaminhamentos para a rede socioassistencial e demais órgãos; Atendimento Cadastro Único; Atualização; inclusão e informações gerais e recreação para as crianças e adolescente como: carrinho de algodão doce, pipoca, mesa de pintura, entre outros foram ofertados para a comunidade.
Para o prefeito Fernando Pellozo, é louvável pensar em levar o atendimento para quem realmente precisa. “Quero agradecer a todos que estão presentes. Quero chamar a atenção de vocês para a importância do que está acontecendo aqui. Essa união entre solidariedade e a força do poder público faz chegar em quem realmente precisa o que é de direito, quando a prefeitura entrega o que é de direito tá apenas fazendo uma devolução, não está fazendo agrado porque é direito garantido”, disse.
“Há muito tempo nós queríamos esse serviço aqui na região, nós já auxiliamos famílias que as vezes chega aqui sem ter o comer. É gratificante está ao lado da prefeitura contribuindo com o social que faz tanta diferença na vida de uma pessoa”, disse Lúcia Rocha, moradora do Aracy Amaral
O serviço contou com a participação dos técnicos de referência de vários setores da Secretaria de Assistência Social, que não mediram esforços para está à frente de cadastros, distribuição de senhas, auxiliando as crianças, atualizando cadastro, realizando encaminhamentos e orientações.
“A política da assistência Social é relativamente nova, tem muita gente que não conhece o CRAS ainda. O prefeito foi feliz na colocação ao dizer que estamos aqui para garantir direitos, é exatamente isso, a gente não está fazendo favor, estamos aqui para garantir os direitos, essas pessoas só saberão que tem direito se souberem dos serviços”, afirmou Thaís Helene, diretora da proteção básica
A coordenadora do Cras Central Vanessa Targino, explicou que a ação é importante, para facilitar o acesso da comunidade ao serviço, dada a distância entre a região e a localização da unidade. “O Cras Central atende mais de 62 bairros, nós temos uma demanda muito grande e trazer o serviço para perto da população facilita o acesso de benefícios que eles nem sabem que existe. Além disso, garantir que as famílias que têm perfil para o atendimento da assistência social, naquela região, tenham acesso aos serviços que lhes são garantidos por direito, já que é um bairro mais afastado da nossa unidade”, lembrou.
A intenção é levar o serviço para demais regiões da cidade, onde o acesso é mais difícil, descentralizando o atendimento e facilitando paras as famílias a garantia de direitos. @prefeituradesenadorcanedo
Texto por Clarah Menezes
Fotos por Vitória Carvalho