O superintende da SMT, Arisberto Pereira, defende mais racionalidade no espaço viário: isso significa mais segurança para quem trafega
Por: Benedito Corrêa
Conversei bastante, nesta segunda-feira, 18, com o superintendente municipal de trânsito de Senador, Arisberto Pereira, oportunidade em que expus minhas impressões sobre os frutos bem vivíveis do Plano de Mobilidade da cidade. O Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) foi objeto de uma Audiência Pública realizada no plenário da Câmara Municipal de Senador Canedo, no dia 4 de maio, com prazo de previsto de dez meses para ser executado em todas as suas etapas e, andando por ali concluí que a Prefeitura/SSPMU/SMT estavam corretas, sim, porque a fluência do trânsito nessas regiões é incontestável.
A segunda Audiência Pública do PlanMob, para debater a matéria, foi realizada no Centro de Artes e Esportes Integrados (CEU), no Jardim das Oliveiras, no dia 30 de junho do ano em curso, por incrível que nos pareça, nem a imprensa local e também nenhum vereador marcaram presença no evento.
Mas o que me chamou a atenção no que chamei acima de “frutos visíveis” é que percebi que está havendo mais segurança no tráfego do centro e da região da Vila Santa Rosa, mormente depois das medidas adotadas na Rua Itabaina, e, no conjunto semafórico da Av. Dom Emanuel/Ademar de Barros/Toledo Pizza. Além do Cicloviário, que elimina a segregação e garante a segurança dos entes, a mão única, a exemplo da Itabaiana até o Buda, é um exemplo de que a medida foi projetada para a cidade como um todo.
O superintendente Arisberto Pereira, elegante senhor no perfil de um executivo consciente, não desconhece a natureza dos pleitos apresentados no dia 4 de maio, entende que, em que pese algumas concessões descabidas, mas suportáveis em parte… Pereira atenta sempre para o que ele chama de “racionalidade do espaço viário”. Mostra ele, que, na medida em que se produza um direcionamento de via organizando o trânsito no sentido único, “isso é capaz de eliminar conflitos na circulação, promovendo uma oportunidade de também dispor de rolamento como local de circulação seguro”, diz.
Dessa forma ou ipso facto, tenho verificado que o Plano de Mobilidade de Senador Canedo vem se impondo com o passar dos dias, e já começa a dizer a que veio.