Vanderlan é indicado ao Prêmio Congresso em Foco 2022Senador concorre nas categorias Melhores do Senado e Defesa da Educação

O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) foi indicado ao Prêmio Congresso em Foco 2022 em duas categorias, Melhores do Senado e Defesa da Educação. Essa é a 15ª edição do Prêmio e a votação na internet vai até o dia 31 de julho. Qualquer pessoa pode votar, basta acessar o site https://premio.congressoemfoco.com.br/ e realizar um pequeno cadastro.

Segundo comentou o senador goiano, que já foi indicado ao Prêmio em anos anteriores, apenas o fato de estar concorrendo já é uma honra, pois comprova a assertividade no trabalho que está sendo executado, no Senado Federal, em benefício da população de Goiás e do Brasil. “Muito honrado com mais uma indicação ao Prêmio Congresso em Foco e por estar concorrendo em duas importantes categorias, Melhores do Senado e Defesa da Educação. É, sem dúvida, um reconhecimento do Congresso em Foco ao trabalho realizamos no Senado Federal”, disse o senador.

Criado em 2006, o Prêmio Congresso em Foco “tem como objetivos principais valorizar o Poder Legislativo e estimular a sociedade a acompanhar a atuação dos eleitos de forma permanente e ativa”. O Prêmio é, ainda, um dos maiores reconhecimentos da política brasileira e homenageia os congressistas mais bem avaliados pelo público, por um júri especializado e por jornalistas que cobrem a política nacional.

Histórico

Vanderlan Cardoso é senador da República pelo Estado de Goiás, filiado ao Partido Democrático Social (PSD), com mandato de 2019 a 2027. Foi eleito em 2018 com 1.729.637 votos, sendo o senador mais bem votado naquela eleição.

Nasceu em 1962 em Iporá, Região Oeste do Estado de Goiás. Casado com Izaura Cardoso e pai de dois filhos, Amandha e Victor, é empresário e ex-prefeito de Senador Canedo por dois mandatos.

Ex-presidente da Associação Comercial do Município de Senador Canedo; Ex-presidente da Associação dos prefeitos da Região Metropolitana de Goiânia e membro da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC). No primeiro ano de seu mandato no Senado Federal foi eleito presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) – biênio 2019/2020, uma das mais importantes Comissões do Senado Federal. À frente da CCT, conseguiu zerar a pauta de mais de 500 projetos parados, entre eles, o PLC 79/2016, conhecido como PL da evolução da Internet Banda Larga.

Entre inúmeras atividades de destaque, Vanderlan foi o coordenador do grupo de trabalho que atuou fortemente pela independência administrativa e financeiras das universidades supernovas: Universidade Federal de Catalão, Universidade Federal de Jataí, Universidade Federal de Rondonópolis, Universidade Federal do Delta do Parnaíba, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, Universidade Federal do Norte do Tocantins.

Foi relator da Medida Provisória 936/2020, conhecida como MP da Manutenção dos Empregos durante a pandemia da Covid-19. Mais de 12 milhões de empregos foram preservados no Brasil com essa medida. Também relatou o PLP 101/2020 (Plano Mansueto) que mudou as regras para permitir que estados e municípios realizem ajustes fiscais em suas contas em troca de renegociarem suas dívidas com a União.

Outra importante relatoria foi a do PLN 42/2021 (Gás para Todos) que abriu crédito de R$ 300 milhões para o Programa Gás dos Brasileiros. Cerca de 5 milhões e 500 mil famílias foram beneficiadas com esse projeto. Atualmente é vice-presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e membro de mais onze Comissões do Senado Federal.

Check Also

Fernando Pellozo tem muito que aprender no jogo de reunir forças políticas em torno de si, e, o governador Caiado pode ser decisivo nisso pra ele

Por: Benedito Corrêa Senador Canedo -Go Como é sabido, o governador Caiado tem um grande …